Oficinas

– Oferecimento de um curso e de duas oficinas da área audiovisual, com professores, pesquisadores e profissionais, que visam a iniciação ou atualização de ideias, práticas e aprimoramentos para o estudo, a capacitação e a produção audiovisual.

Data: 05 a 09 de novembro (segunda a sexta)
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (salas)
Horário: 14h às 18h

OFICINA 1
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Sala da Casa da Cultura)
Número de participantes: 20 pessoas
Carga horária: 20 horas

Título: Formatação de produtos de animação para o público infanto-juvenil.
Resumo: A oficina aborda aspectos da criação de produtos de animação, analisando as configurações predominantes para TV, cinema e internet, bem como gêneros e subgêneros clássicos dominantes, inovações e transmídia, referências e metodologias de desenvolvimento de roteirização. Serão discutidos também temas relacionados com produção, formatação, tecnologias, além de aspectos da distribuição do produto, como configuração de mercados e análise de perfil cultural, social e econômico.

Instrutor: José Araripe Jr – Roteirista e cineasta
José Araripe Jr é diretor e roteirista premiado nos principais festivais de cinema do Brasil. É graduado em Artes Plásticas pela UFBA. Cursou pós-graduação em Cinema de Animação na PUC-Rio. Ocupou a cátedra de Produção de Rádio, TV e Cinema na Universidade Católica do Salvador, bem como a de Programação Visual e Desenho na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. É consultor de criação do Núcleo de Animação da Griot Filmes. Foi gerente executivo de conteúdo da TV Brasil/RJ, onde coordenou os programas “Animania” e “Hora da criança”, entre outros. Atualmente dirige e roteiriza, para o Studio Imagine, as séries de animação para crianças “Pé e Cabeça” e “Cainã, o morador do mato”.

OFICINA 2
Local: Centro de Cultura (Sala da Academia de Letras) e UESB (Laboratório do curso de Cinema e Audiovisual)
Número de participantes: 20 pessoas
Carga horária: 20 horas

Título: A montagem no cinema – Aprender fazendo, fazer pensando
Resumo: A oficina aborda a montagem através da história do cinema, propondo um panorama histórico sobre a evolução técnica e narrativa cinematográfica, bem como discute procedimentos e cuidados básicos da montagem analógica e da montagem digital. A oficina também propõe exercícios de leitura e reflexão sobre as possibilidades da linguagem cinematográfica através do visionamento de filmes.

Instrutora: Cristina Amaral – Montadora
Formada em Cinema e Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Cristina Amaral montou os longas-metragens “Serras da desordem” (2006), de Andrea Tonacci, e “Abaixo a gravidade” (2017), de Edgard Navarro, entre outros filmes. Ela coordena, desde 1997, a produtora Extrema Produção Artística.