APRESENTAÇÃO

Polo regional do sudoeste baiano, Vitória da Conquista influencia diretamente mais de 52 municípios e cerca de dois milhões de pessoas. No entanto, não dispõe de nenhum equipamento público para atividades de cinema e apenas três salas de cinema comercial em um shopping da cidade. A Mostra tem demonstrado que iniciativas de formação audiovisual, que também ocorrem ao longo do ano em vários espaços e instituições, têm contribuído para fixar na cidade a marca de uma cultura cinematográfica forte e torná-la referência dentro e fora do estado, inclusive para o olhar de realizadores e críticos da área que aqui aportam.
 

Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

 
Mostra Cinema Conquista já foi sediada em espaços como o Cine Madrigal, Teatro Glauber Rocha, Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, praças públicas e escolas municipais na zona rural. Neste percurso, o evento teve um crescimento de público considerável, saindo de aproximadamente 3.000 pessoas, na primeira edição, para cerca de 9.000 mil pessoas na última edição, realizada entre os dias 04 a 09 de novembro de 2018.
 
Em sua 13ª edição, a Mostra Cinema Conquista se estabelece, mais uma vez, como espaço privilegiado de público para ver, ouvir e falar de cinema. O evento hoje é um marco significativo de uma história de vivências cinematográficas em Vitória da Conquista, iniciada há mais de um século, em 1912, contribuindo para a percepção da linguagem audiovisual como um meio criativo que possibilita reflexões sobre a vida e arte.